Seguidores

sábado, 15 de abril de 2017

Será que a ração que estou comprando é com a qualidade informada no pacote?





Uma pergunta que faço frequentemente é se a ração que eu estou comprando é realmente da qualidade que esta dizendo a embalagem. A ração Premium é de longe a mais cara e é a que todas as literaturas e técnicos recomendam usar. Ora, se  a melhor ração ou pelo menos  a mais completa e indicada, são as de qualidade Premium, Super Premium, Premium Especial e outras nomenclaturas "Premium" que aparecerem no mercado. É claro que todos os fabricantes vão querer comercializar mais rações dessa qualidade.
Mas, será que não temos no mercado embalagens dizendo ser ração Premium e conter produto de qualidade inferior? Será que algumas vezes não estamos comprando "gato por lebre"?
Quem garante que não? O Ministério da Agricultura (tem um selo na embalagem dizendo Inspecionado)! E, daí? Recentemente até nós, Humanos, fomos enganados quanto a qualidade da carne produzidas por algumas empresas, e também elas eram garantidas pelo Ministério da Agricultura e tinham até o "tal" selo dizendo Inspecionado. A policia Federal que o diga. E agora!?
Bom, fui pesquisar e achei junto ao Inmetro um trabalho muito interessante quanto a verificação em análises realizadas em rações pet. Transcrevo algumas partes do relatório publicado.



Objetivo:

Prover mecanismos para que o Inmetro mantenha o consumidor brasileiro informado sobre a adequação dos produtos.
Justificativas das Análises:

Por ser um produto largamente utilizado pela população, estar associado à saúde e à segurança alimentar de seus usuários,
Com a expansão do mercado, crescem também as dúvidas dos consumidores:
A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços está prevista no Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Isso significa que a especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como eventuais riscos, ter essas informações é um direito básico do consumidor.
Além disso, o mercado oferece diversos tipos de produtos, com denominações como "econômico", "padrão", "Premium" e "Super Premium", aceitas por consumidores como critério para decisão de compra, o que torna a informação declarada pelo fabricante um fator que afeta a concorrência.



Resultados 

Se a umidade e os nutrientes das amostras de ração estão dentro dos limites estabelecidos na legislação.
Em seguida, os resultados são comparados com as informações que os próprios fabricantes declaram nas embalagens. 

Umidade: excesso de umidade pode favorecer a proliferação de microorganismos nocivos no alimento. Além disso, significa que o consumidor está comprando mais água e menos ração.

Proteína: serve para formar os ossos, músculos, estruturas nervosas;

Gordura: é a principal fonte de energia, importante para o crescimento e a reprodução;

Fibra bruta: componente necessário à saúde intestinal de cães e gatos. A inclusão de farelos vegetais em excesso pode elevar o nível de fibra bruta além do recomendado. Isso pode comprometer a digestão e absorção de proteínas e minerais, causando desnutrição.

o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, em seu artigo 31, exige que o consumidor seja informado de forma clara sobre as características e qualidade do produto...”

O Inmetro conduz verificações e checagens periódicas da qualidade das rações de acordo com as solicitações do mercado e de consumidores.  

Um Abraço

Rogério

Fonte:  inmetro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.