Seguidores

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Por que cães cheiram o rabo uns dos outros?






Quando eu era criança ,meu pai me contou uma história para explicar o motivo.Disse ele: "No início de tudo,há muito tempo atrás.Houve uma grande festa no céu dos cachorros e todos os cães foram convidados.Porém,na entrada do clube,para entrar, os cães tinham de deixar o seu rabo na portaria.Como fazemos com nossos casacos,luvas ou chapéus na entrada de um restaurante ou festa, por exemplo.

Pois bem, a festa ia animada e lá pelas tantas,houve uma briga generalizada entre a cachorrada e fez-se uma grande confusão no salão.Todos saíram correndo e ao passar pela portaria,na pressa, cada peludo pegava o primeiro rabo que via.Desnecessário dizer que foi um troca troca generalizado!

Por isso é que hoje, quando um cão encontra outro. A primeira coisa que os dois fazem é um cheirar o rabo do outro.Para verificar se algum dos rabos não lhes pertence! hahaha...Histórias para crianças que gostam de cachorro.Eu nunca esqueci.

Agora falando sério, existe sim motivos que explicam esse comportamento.Praticamente tudo o que um cão precisa saber de outro está no ânus. Naquela região se encontram as glândulas anais, que produzem um líquido de cor castanha de cheiro forte. O odor fornece a outros cachorros informações preciosas, como a raça, se é macho ou fêmea e, especialmente, o estado de espírito do animal, explica a médica veterinária Karine Evangelho.

"Funciona como se fosse uma espécie de carteira de identidade animal", exemplifica. A comunicação canina é feita pelo olfato de duas maneiras: pela eliminação de aromas específicos nas fezes, urina ou secreções glandulares e também pelo cheiro de seu próprio corpo.

Essa comunicação usa mensagens químicas chamadas de feromônios. E, quem diria, saber porque um cão cheiro o rabo do próximo explica também uma famosa expressão em português.

Cachorros muito submissos tapam completamente suas glândulas anais, para evitar que os outros sintam seu cheiro. Ou seja, saem por aí literalmente com o rabo entre as pernas. E o contrário também é verdadeiro: quando um cão deseja demonstrar autoridade, levanta o rabo para exalar mais cheiro, explica Karine.

Nos grupos, a identificação do líder é feita justamente por esse processo. O animal abana o rabo para mostrar que é o dono do pedaço. "Porém, se não existe relação de liderança, eles se cheiram, reconhecem-se, mas não abanam o rabo", conta a veterinária.

Fonte: Redação noticias.terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.