Seguidores

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Cães herois


Cão de resgate na neve

Na busca de sobreviventes de avalanches  há a necessidade imediata de um cão. Seu olfato excepcional, sua velocidade e tenacidade o colocam em vantagem.
Por que os cães vão na frente? O fator tempo é essencial em casos de resgate na montanha, pois quanto mais rápido a avalanche for explorada, maiores são as chances dos socorristas resgatarem pessoas com vida. Uma minuciosa sondagem realizada por vinte patrulheiros requer 20 horas para obter um resultado de 100%, enquanto o cão, para os mesmos 100%, trabalha por duas horas em uma àrea de cerca de um hectare.


Cão rastreador 

A atividade de rastrear consiste
na busca de indivíduos com base em mais ou menos pistas olfativas (traços, objetos, pistas suspeitas ...). A missão consiste em descobrir uma ou várias pessoas, em detectar um objeto ou peça de equipamento, perdidos ou escondidos pelo percurso ou nas imediações, ou em simplesmente indicar a direção seguida. A todo momento, o corpo de um indivíduo desprende pequenas partículas de odor. O padrão ao qual um cão é confrontado é composto por um conjunto de fatores: odores específicos (específico a um indivíduo, um grupo, uma espécie), odores químicos (couro, gordura, roupas), elementos destruídos no campo ( plantas pisoteadas, as bactérias que voltaram à superfície graças a danos causados ao solo ...), habitats (madeira, pastagens, alfafa, plantações ...) e condições meteorológicas. Devido à complexidade desta atividade, que exige formação específica, à qual nem todos os cães são receptivos, é essencial que os cães dotados sejam previamente selecionados. Os animais selecionados devem, portanto, mostrar as seguintes qualidades: habilidades olfativas especialmente  desenvolvidas, uma grande capacidade de concentração, sendo essencial que o cão não se distraia com os odores de parasitas no ambiente (atenção e precisão na pista a ser seguida); dinamismo, força, robustez e resistência; por último, coragem e indiferença aos tiros disparados por armas de fogo. 



Cão de busca

A atividade de busca visa encontrar pessoas perdidas e, portanto, faz parte da mesma categoria que o rastreio. O cão não recebe nenhuma referência de algum objeto ou potencial área de partida. Ele é simplesmente solto, ficando sem qualquer tipo de guia ou arreio. Sendo assim, seu trabalho consiste em procurar um determinado odor em uma área definida, como é feito em buscas no caso de avalanche ou desmoronamento.



Cão de resgate na água

O Terra Nova é a raça favorita para o salvamento na água. Esta raça apresenta muitas qualidades que podem ser utilizadas no salvamento na água:

  • a força: consegue rebocar várias pessoas ou até mesmo um barco de várias toneladas;
  • a resistência: consegue nadar por várias horas e a longas distâncias;
  • a resistência ao frio: o que torna imediatamente operacional, ao contrário, de um mergulhador que precisa de cerca de cinco minutos para se equipar;
  • a calma olímpica em qualquer circunstância: apto para acalmar muitas vítimas de naufrágios;
  • a tenacidade: graças à qual ele nunca vai abandonar sua missão;
  • a disponibilidade imediata: não precisa de nenhum equipamento.

Cão de resgate em desmoronamentos

Foi na Grã-Bretanha, durante a Segunda Guerra Mundial, após os atentados com bombas, que os cães foram utilizados pela primeira vez para encontrar pessoas soterradas sob escombros. Já em 1954, centros de pesquisa de treinamento de cães foram criados nos Estados Unidos, na Alemanha e na Suíça. Os cães suíços foram os primeiros a se tornar internacionalmente famosos após o terramoto em Friul, Itália, em 1976. Os 12 cães usados conseguiram encontrar 42 sobreviventes e 510 corpos.

Desde então, em todos os desastres deste tipo, especialmente o de 11 setembro de 2001, a mídia exalta a coragem e a tenacidade destas equipes de salvamento.
Como em qualquer trabalho que une um cão e um ser humano, é preciso haver uma cumplicidade muito grande entre o mestre e seu cão. A pessoa que conduz o trabalho do animal deve conhecê-lo perfeitamente, ser capaz de "lê-lo", ou seja, estar atento a todas as suas reações. Quanto ao cão, ele deve confiar completamente em seu mestre, a fim de segui-lo em qualquer lugar, independentemente das dificuldades com que se deparar. Uma relação com esse grau de cumplicidade exige uma longa preparação. As raças mais usadas são as de cães pastores, especialmente os Pastores Alemães e Belgas.



Fonte: Royal Canin