Seguidores

sábado, 29 de abril de 2017

Seu cachorro pode pegar gripe? O que fazer?



Eu estou muito gripado.Tosse,mal estar,dores no corpo,espirro,etc... E os meus cachorros, será que eles também podem pegar gripe? Eu quando fico gripado me manifesto.Mas e eles?
Infelizmente, nossos cãezinhos também podem ter uma espécie de gripe, o que chamamos de Traqueobronquite Infecciosa Canina (mais conhecida como Tosse dos Canis) porém, normalmente os agentes envolvidos na gripe do cão costumam ser diferentes dos agentes que infectam os seres humanos. 

A gripe humana é causada principalmente pelo vírus da Influenza, um vírus muito transmissível e que sofre intensas mutações o tempo todo. E embora os cães também possam ser afetados por um vírus de influenza canina, esse tipo de acometimento não é o mais comum. 
Os principais agentes causadores da “gripe canina” seriam a Bordetella bronchiseptica, uma importante bactéria do sistema respiratório e alguns vírus como, por exemplo, o Adenovírus e o Parainfluenza.
 

  • COMO SABER SE MEU CACHORRO ESTÁ COM GRIPE?

O principal sintoma apresentado é a tosse, que costuma piorar bastante quando o animal se exercita ou usa coleira. O pet também pode apresentar secreção nasal e ocular, dificuldade respiratória, falta de apetite e febre. Mas para ter certeza, o ideal é que o veterinário seja consultado e examine o animal, fazendo o diagnóstico conclusivo, pois a doença pode se assemelhar a outras enfermidades, com sintomas semelhantes.

  • EXISTE TRATAMENTO PARA A TOSSE DOS CANIS?

Sim. O tratamento de uma tosse dos canis é semelhante ao de uma gripe comum, ou seja, costuma ser sintomático. Poderão ser feitos antibióticos, antitussígenos, broncodilatadores, anti-inflamatórios, soro hiperimune e outros. Mas sempre sob a supervisão de um médico veterinário, que é o profissional mais indicado para tratar o pet. Outras medicações poderão ser usadas de acordo com os sintomas do animal.

  • EXISTE ALGUMA RECOMENDAÇÃO ESPECIAL COM RELAÇÃO AO TRATAMENTO OU TRANSMISSÃO?

Sim, para os pets que já estão com a doença recomenda-se que eles fiquem em repouso para que se recuperem mais rapidamente. E caso haja algum outro animal saudável na casa, o ideal é que ele fique longe do animal doente, pois a enfermidade é muito contagiosa, assim como uma gripe comum.

  • EXISTE VACINA PARA A GRIPE DOS CÃES?

Sim. Existem vacinas no mercado contra a traqueobronquite infecciosa canina, que podem proteger contra o principal agente infeccioso, a Bordetella bronchiseptica, associadas ou não a outros vírus que também participam do processo de infecção. Normalmente, a recomendação é iniciar a vacinação a partir dos 60 dias de vida, fazendo duas doses com intervalos de 21 dias entre elas e revacinação anual. E para animais adultos que nunca foram vacinados, estes devem receber também duas doses com intervalos de 21 dias entre elas e a revacinação deve ser anual.

E ao perceber qualquer sintoma ou notar que o pet não está bem, consulte o veterinário o quanto antes!


Fonte: lupus alimentos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.