Seguidores

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Por que os cães cavam buracos?


Você não pode culpar um cachorro que tenta cavar um jardim ou um canteiro de flores. Cavar faz parte da natureza do cachorro e eles não compreendem que estão fazendo uma coisa errada. Para os cachorros cavar é uma atividade inerente a espécie.


1 – Cachorros cavam para ficar em um ambiente confortável

Os cães muitas vezes
cavam em círculos para fazer uma cama confortável. Se o cachorro deseja um lugar confortável e especificamente quente ou frio, ele poderá cavar para encontrar um lugar em uma temperatura mais agradável para descansar. Buracos são estrategicamente localizados em áreas frias ou quentes, como na sombra ou debaixo de arbustos. 

2 – Cachorros cavam por diversão

Muitos cães gostam de cavar. Muitos terriers por exemplo, são mais propensos a escavar do que outras raças de cachorros. Mas qualquer cão pode desenvolver este hábito. Cachorros que cavam para se divertir geralmente adotam uma postura lúdica e alternam entre escavação e correrias pela casa. Alguns tipos específicos de solo também podem contribuir ainda mais com este desejo de cavar. Se o caso do seu cachorro é cavar por entretenimento, você provavelmente encontrará buracos localizados aleatoriamente em volta da casa.

3 – Cachorros cavam para enterrar ítens que sejam valiosos para ele

Cães enterram comida, ossos, brinquedos e presas. Este comportamento já foi a chave para a sobrevivência de seus ancestrais selvagens, o que lhes permitia deixar a comida escondida e em segurança para que pudessem voltar para comer mais tarde. Não é incrível que os nossos peludos ainda tenham este instinto de preservação? Se um cachorro quer enterrar alguma coisa, ele cava um buraco, coloca o item no buraco e então usa o focinho para cobrir com terra. O cachorro pode enterrar uma mesma coisa diversa vezes. É comum que ele queira enterrar, desenterrar e enterrar novamente em outro lugar. Alguns cachorros também tentam enterrar coisas dentro de casa, no carpete ou entre almofadas, debaixo de camas ou em pilhas de roupa.

4 – Cachorros cavam para desentocar a caça


A maioria dos cães têm o desejo e habilidade para caçar presas pequenas, como roedores. O hábito é ainda mais frequente com aqueles cachorros de raças com aptidão às atividades de caça. Se um cachorro encontrar um buraco que tenha um outro animal dentro, ele poderá cavar incansavelmente para tentar chegar até este animal. 

Existe alguma maneira de fazer meu cachorro parar de cavar?
Se você conseguir descobrir por que seu cachorro está cavando, vai ser mais fácil de corrigir o problema.

Alguns parentes do cachorro selvagem, como as raposas e os lobos, também cavam tocas para criar seus filhotes. O objetivo geralmente é dormir em um lugar protegido e seguro para os filhotes e que os protejam de temperaturas extremas, tanto do calor quanto do frio. Não menos importante, a toca é um lugar que lhes mantém a salvo dos predadores. Nossos cães compartilham portanto, de um instinto primitivo que os leva a escolher lugares semelhantes a uma toca para ficar e domir. Eles costumam cavar o chão em círculos antes de deitar, como se estivessem tentando tornar o lugar em que vão dormir mais confortável. Muitos cachorros fazem isso no tapete ou até mesmo na caminha. Cachorros também podem cavar para se aquecer, se distrair e também para enterrar coisas valiosas para ele, como um osso por exemplo. Outros cachorros com maior aptidão a caça também cavam quando estão tentando desentocar uma possível presa, como por exemplo um pequeno roedor. 


Outros motivos pelos quais os cachorros cavam

1 – Cachorros cavam pois sofrem de ansiedade da separação

Cães que sofrem de ansiedade de separação podem cavar para tentar escapar, ou para procurar um membro da família caso esteja preso ou sozinho. 

2 – Cachorros cavam para evitar de serem presos

A toca é um lugar pequeno e às vezes até bem fundo. Pode ser um refúgio, um esconderijo estrategicamente construído, em geral sob algum local inacessível para nós! 

3 – Cachorros cavam para comer coisas proibidas

Alguns cachorros cavam suas tocas para comer terra, raízes e outras ‘porcarias’ que sabem muito bem que são proibidas por nós, humanos. Eles geralmente são seletivos com a terra que comem, por isso estes buracos costumam ficar restritos a um seleto número de lugares.

Fonte: www.blogdocachorro.com.br
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.