Seguidores

quinta-feira, 27 de abril de 2017

O seu pet tem ciúmes de você. Como lidar com isso?

                      Bruce o mais ciumento da turma

Mas isso não é coisa exclusiva dos humanos?
Não! Apesar de o ciúme ser uma emoção humana, muitos proprietários de cães notam que seus animais de estimação parecem exibir comportamentos aparentemente ciumentos. Geralmente isso ocorre quando uma nova pessoa entra na casa do dono e passa um longo período de tempo com ele. Exemplos clássicos são novos parceiros e a chegada de um novo bebê. São intrusos, invasores do território familiar, que tomam o tempo precioso e exclusivo que o cão passava com seu dono e, por consequência, eles se sentem negligenciados.

Eu percebo isso muito facilmente entre os cachorros que tenho.É claro que todos gostam de mim, mas tem um que não se contenta em apenas gostar.Ele se acha meu dono e não suporta dividir minha atenção com os outros cães.

O processo que desencadeia essa reação no cão é instintivo, somente na aparência parecendo-se com o sentimento do ciúme. O cão, por instinto, é cioso de seu espaço, que logo delimita, comportamento repetido de seus ancestrais que viviam na natureza. Quando o espaço é invadido por outro animal, a reação é, por instinto, agressiva.

 
 
   Pierre,o menos ciumento mas o mais dengoso

Mas quando o animal pressente que o intruso é pessoa ligada a seu dono, se vê impedido, pelo adestramento, a reagir de forma agressiva, e daí, forçado a contrariar seus instintos, desenvolve atitudes ciumenta.

Uma situação comum é quando estamos fazendo carinho em um cão e um segundo animal se aproxima, nós passamos a dividir nossa atenção entre os dois cachorros. Mas isso na verdade ajuda no ataque do ciúme, porque, para o primeiro cão, ele está perdendo a atenção que você tinha nele associando o segundo cachorro com algo negativo do tipo “Ele está roubando meu dono de mim”. Através desse pensamento, o primeiro cão pode atacar o segundo por puro ciúme. 



 
 Amarula,pouco ciumenta.

Uma dica é tentar transformar essa associação ruim em uma coisa boa. Quando o segundo cachorro se aproximar de você, dê mais atenção para o primeiro. Faça um carinho mais intenso, mais gostoso e se possível dê alguns petiscos para o primeiro cão. Assim que o segundo animal de afastar, pare os carinhos no primeiro. Dessa forma ele associará a presença de um outro animal a coisas positivas, como os carinhos, e não terá mais reações negativas com o segundo cão.

O ciúme se dá porque os animais veem seus donos como uma posse. É importante que você mostre que é o líder da matilha, principalmente para o cão dominante, assim ele associa que você é a autoridade e vai te obedecer quando tiver um ataque de ciúme. Sempre que essas manifestações acontecerem (preste atenção se, na aproximação do segundo cão o primeiro late ou rosna para ele), não hesite em dar broncas ou produzir um som alto o suficiente que tire o foco dos cães da briga e sim volte-os para você. 



 
Mabelle, não é possessiva,se não ganhar carinho fica na    dela.

Se as manifestações de ciúme são somente latidos ou rosnados então não precisa se preocupar, é só seguir as recomendações, ser disciplinado e paciente que seus cães aprenderão a não sentirem mais ciúmes. No entanto, se a situação ficar mais grave ao ponto deles começarem a se morder, e ficarem extremamente agressivos um com o outro, é preciso procurar um profissional especializado em comportamento animal.

Procure socializar seus cães com o máximo de pessoas e animais possíveis, assim ele se acostumará com mais de um elemento se aproximando tanto dele quanto de você e não manifestará o ciúme.


Fonte: Wikipédia
           http://www.petmag.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.