Ideias para montar o seu negócio
SUPLEMENTOS PARA ANIMAIS
Ex-sócio de uma fabricante de salgadinhos, Fernando Pires, 54 anos, usou sua experiência para criar um negócio original no mercado pet. Ao constatar que o segmento de rações era dominado por gigantes, decidiu
apostar em um nicho próximo. Usuário de suplementos nutricionais, ele criou em São Paulo a BOTICA ANIMAL, uma linha de alimentos em pó e pílulas feitos com ingredientes naturais para complementar a alimentação de cães e gatos. Buscou ajuda de um veterinário e desenvolveu fórmulas com elementos como alcachofra, para melhorar a digestão; maracujá, para acalmar; e cenoura, para reconstituir os tecidos. Como era difícil fazer suas duas cadelinhas engolirem pílulas, veio a ideia de fabricar petiscos: um que controla o tártaro e melhora o hálito, e um “osso” vegetariano, com espinafre, cenoura e linhaça. Em vez de fabricar, terceirizou a produção, o estoque e a logística. Tudo para concentrar recursos e esforços no desenvolvimento de produtos e nas áreas de vendas e marketing. “A parte mais difícil é difundir o conceito”, diz. “Uma distribuidora estava com meus produtos encalhados — fiz uma ação didática com veterinários e, em dois dias, vendemos tudo.” Ao final dos primeiros nove meses de venda em algumas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, o resultado foi de R$ 300 mil. A meta é faturar R$ 3 milhões neste ano, com a distribuição em mais estados do Sudeste e do Sul. Em outras regiões, começará pelas capitais. “Meu produto é para animais de companhia, e no interior do Brasil ainda predominam cães de guarda.”
ESTRUTURA: R$ 400.000 (escritório e desenvolvimento/teste de produtos; produção, logística e armazenagem são terceirizados)
CAPITAL DE GIRO: R$ 200.000
FATURAMENTO MÉDIO MENSAL: R$ 30.000
FUNCIONÁRIOS: 12 (1 gerente de vendas, 1 profissional na área administrativa, 1 na de marketing, 6 vendedores técnicos e 3 promotores de vendas)
PRAZO DE RETORNO: 48 meses
COSMÉTICOS PARA CÃES E GATOS
PESQUISA NA PRÁTICA | Luciano Fagliari da Pet Society: teste de produtos em parceria com os veterinários
Os farmacêuticos Luciano e Marly Fagliari formulavam ingredientes para cosméticos quando notaram o crescimento da atenção dispensada a cães e gatos por seus donos. “Pesquisamos e vimos que faltavam fórmulas eficazes, que facilitassem o trabalho de banhar e higienizar os animais”, diz Luciano. Apostando nesse nicho, abriram em 2004, em São Paulo, a PET SOCIETY, com produtos como um xampu que reduz o tempo de secagem do pelo e um creme dental para prevenir halitose. A empresa faz testes e demonstra os produtos durante o desenvolvimento, para que veterinários e donos de pet shops opinem. Com o tempo, os produtos foram também para as prateleiras das lojas, mas a linha profissional ainda responde por 60% das vendas. A Pet Society faturou R$ 11 milhões em 2011. “Crescemos 35% por ano”, afirma Luciano.
ESTRUTURA: R$ 600.000 (locação de fábrica de 800 m² com equipamentos)
CAPITAL DE GIRO: R$ 200.000
FATURAMENTO MÉDIO MENSAL: R$ 50.000
FUNCIONÁRIOS: 12 (2 pesadores, 2 separadores, 2 profissionais na área de manipulação, 5 na de envase e embalagem e 1 gerente industrial)
PRAZO DE RETORNO: 60 meses
Por Bruna Martins Fontes
Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI287142-17152-3,00-IDEIAS+PARA+MONTAR+O+SEU+NEGOCIO.html
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