Seguidores

sábado, 15 de abril de 2017

Posicionamento do Órgão Regulador ( MAPA - Ministério da Agricultura) quanto a qualidade das rações para Pet.






O MAPA que é o responsável oficial em aprovar,habilitar e fiscalizar a produção dos alimentos de nossos amigos peludos, posiciona-se da seguinte maneira quanto a qualidade das raçôes pet.
Se os níveis de garantia não estiverem em conformidade com os níveis declarados no rótulo, o consumidor estará sendo prejudicado por comprar um produto não conforme e, dependendo da não conformidade, poderá haver inclusive prejuízos à saúde do animal que estiver consumindo, como por exemplo, se um alimento é classificado como "light" e o nível de energia extrapolar o máximo permitido, este animal poderá ter problemas com obesidade, ou mesmo se um nível de proteína ou determinado mineral estiver abaixo do declarado poderá ocasionar carência deste nutriente, comprometendo a saúde do animal. 




Todos os produtos destinados à alimentação animal são registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O qual fixa padrões de identidade e de qualidade de alimentos destinados a cães e gatos.
Os estabelecimentos, para fabricar alimentos para animais, devem estar registrados no MAPA. Após o registro dos estabelecimentos, o responsável técnico, solicita o registro dos produtos, que são analisados pelos Fiscais Federais Agropecuários, quanto ao atendimento das legislações, da qualidade e inocuidade do alimento e da veracidade das informações contidas na rotulagem. Também são avaliados as indicações de uso, modo de usar, prazo de validade e tipo de embalagens. Os estabelecimentos fabricantes devem adotar as Boas Práticas de Fabricação, e são fiscalizados pelos Fiscais Federais Agropecuários, que levam em consideração instalações, equipamentos, utensílios e pessoal tanto no aspecto da adequação ao processo de fabricação quanto aos requisitos higiênico-sanitários, focando os controles da empresa, desde a recepção das matérias-primas até a expedição do produto acabado.



Além da fiscalização do processo de produção, também são colhidas amostras para análise de conformidade dos níveis nutricionais declarados no rótulo, ressaltando que são realizadas análises, não só dos nutrientes declarados como obrigatórios  (umidade, proteína bruta, extrato etéreo, matéria fibrosa, matéria mineral, cálcio e fósforo), mas também dos demais nutrientes que constam no rótulo e análise microbiológica (pesquisa de salmonela).
Vale lembrar que no rótulo dos produtos registrados vem a seguinte informação: Produto registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sob o número... e o carimbo do SIF, ou seja o número de registro do Estabelecimento fabricante.


Esta informação é importante, pois podem eventualmente ter no mercado produtos não registrados, portanto não fiscalizados pelo MAPA. Para tais produtos o consumidor poderá entrar em contato com a ouvidoria e as denúncias serão prontamente verificadas.

Os índices de garantia declarados na embalagem,significam possibilidade de risco à saúde dos animais, uma vez que recomendações veterinárias para dietas específicas podem tomar por base o que os fabricantes declaram. Além disso, existe o risco de concorrência desleal, na medida em que os produtos recebem de seus fabricantes classificações como "Premium", "Super Premium", etc., que se baseiam na precisão dos níveis de garantia e concorrem na mesma faixa de preço que produtos similares de seus concorrentes.




Por isso se torna tão importante comprar rações apenas em embalagens lacradas, onde você tem a garantia de receber todas estas informações e garantias. Portanto, evite a compra de rações vendidas a granel.
Seu amigo peludo agradece.Para saber mais veja também nesse Blog o post: Ração Embalada X Ração Granel : Prós e Contras

Um Abraço,
Rogério

Fonte: Inmetro 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.