Seguidores

sábado, 8 de abril de 2017

Os cães manipulam os donos?








Os cães são todos honestos, leais e obedientes, certo? Bem, nem sempre. Um grupo de cientistas da Universidade de Zurique, na Suíça, afirma que os cães manipulam intencionalmente os seus donos para receber o que desejam, principalmente se for uma guloseima.


Os Basset Houd são especialistas em manipularem seus donos,também com essa cara de "pidão"




























Os cientistas estudaram 27 cães de raças diferentes, sendo que cada um deles foi acompanhado por duas pessoas: uma deixava
o cão comer uma guloseima, a outra não lhe dava nada.
Segundo o estudo publicado no jornal Animal Cognition, ao longo da experiência o cão poderia optar por levar a pessoa que o acompanhava até um de três locais potenciais de alimentos: uma caixa continha um bom alimento, outra continha um alimento que o animal não gostava e a terceira estava vazia.
De acordo com os especialistas, os animais aprenderam a “manipular” os humanos muito rapidamente. Se estivessem acompanhados por uma pessoa “correta”, os cães levavam o participante à caixa vazia, uma vez que teriam a hipótese de receber o alimento preferido do outro acompanhante.
Depois, quando estavam acompanhados pela pessoa que estava disposta a dar-lhes uma guloseima, os animais escolhiam a caixa com o alimento bom.
“Os animais mostraram uma flexibilidade impressionante no comportamento, não se limitando apenas a uma regra estrita, mas pensando nas diferentes opções que tinham. E foram capazes de diferenciar rapidamente os dois acompanhantes”, afirmou Marianne Heberlein, a principal autora do estudo, citada
pelo Telegraph.
Segundo Daphna Buchsbaum, que estuda a cognição do cão na universidade de Toronto em Canadá, a conclusão deste estudo alimenta um debate sobre que tipos de habilidades cognitivas sofisticadas os cães e outros animais compartilham com os seres humanos.
A questão é se os cães são suficientemente flexíveis para enganar os humanos noutros contextos – se conseguirem realizar tal habilidade, é uma prova de que têm realmente “um raciocínio social muito sofisticado”, conclui Buchsbaum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.