Aqui estão algumas dicas
que você pode seguir para tornar seu animal de estimação feliz.
Saúde em primeiro lugar
Quanto mais saudável for o seu bichinho, mais feliz e ativo ele será. Siga os cuidados necessários e as recomendações dadas por um médico-veterinário de confiança. Além disso, manter a vacinação, o uso de vermífugos e o controle de pulgas e carrapatos em dia é muito importante para prevenir doenças.
Alimentação de ótima qualidade
Uma boa alimentação vem de mãos dadas com o primeiro item. Ela deve conter todos os nutrientes necessários para ajudar a manter a saúde do animal de estimação em dia. Siga uma dieta adequada para seu pet, segundo sua espécie, idade, tamanho, raça e nível de exercícios. Busque a opinião de um especialista para saber qual é a mais indicada para o seu companheiro.
Petiscos
Petiscos específicos para cada pet são sinônimo de alegria. Eles podem ser usados como recompensa, para ajudar a dar remédios, ou para tranquilizá-lo em momentos mais tensos, como numa ida ao veterinário. Porém, a médica-veterinária Roberta Rabioglio Amaral adverte: “Os petiscos nunca podem substituir uma alimentação completa”.
Água limpa e fresca
Muitos donos, na pressa, deixam a água de seus pets nos potes, sem trocar por dias e dias. Esta água parada pode acabar acumulando sujeira ou se tornar um foco de insetos, incluindo o Aedes Aegypti, causador da dengue. O ideal é que seu animal tenha água fresca e limpa diariamente. Assim como os humanos, os pets necessitam de uma quantidade mínima de água para o funcionamento correto de seu organismo.
Higiene
Um animal limpo é mais feliz. Além de banhos regulares, é preciso manter as orelhas limpas, unhas cortadas, pelo escovado, e limpar outras partes do corpo de acordo com a necessidade – que variam de espécie para espécie. Nos mamíferos, a saúde bucal também é essencial, já que infecções que começam na boca podem se espalhar pelo corpo todo e causar grandes danos à saúde. O mesmo vale para o ambiente onde vivem, especialmente gaiolas e aquários.
Exercícios e brincadeiras
Alguns animais de estimação precisam de mais exercícios do que outros para gastar energia. O importante é garantir a quantidade necessária para o seu pet. Cães devem ser levados para passeios diários, e gatos precisam de espaço para se movimentarem à vontade, por exemplo. Quanto a animais que vivem em gaiolas, proporcione um ambiente amplo para sua movimentação, e equipamentos que estimulem o exercício.
Estimule suas mentes
O exercício físico regular é vital para o seu animal de estimação, mas não esqueça que a estimulação mental é tão importante quanto. É possível ensinar truques a eles e treinar com frequência. Brinquedos que mexam com a mente também são ótimas alternativas para seu pet ser estimulado mesmo sem a presença do dono.
Companhia
Inúmeros cães e gatos são deixados sozinhos durante todo o dia, sofrendo com a solidão e com a ansiedade de esperar pelo retorno de seus donos. O mesmo acontece com os pequenos mamíferos, incluindo coelhos, ratos e outros roedores, sozinhos em suas gaiolas. Além da companhia de seus donos, que tal pensar em ter outro animal em casa? Assim um mantém o outro alegre. “Já presenciei várias experiências ótimas de cães vivendo juntos”, conta Roberta, “especialmente com animais mais carentes e que gostam bastante de brincar”.
Saiba como fazer uma melhor adaptação de cães e gatos com novos irmãos.
Passe mais tempo com eles
Nossa vida pode estar corrida, mas nada melhor para o seu pet – e para nós também – do que um tempo juntos. Separe um tempo na sua rotina para brincar com seus bichinhos. Será prazeroso e trará benefícios para você e para o seu animal.
Fonte: portalmelhoresamigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.