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terça-feira, 18 de abril de 2017

Hush Puppies - A História de um sucesso de marcas e seu cão propaganda Basset hound




Eles são confortáveis, modernos e relaxantes. Combinam com qualquer roupa, são vistos em pés famosos e anônimos, frequentando ambientes luxuosos ou simples. Homens, mulheres e crianças, têm modelo para todo mundo, para todos os gostos e para ser usado em todas as ocasiões. Os calçados HUSH PUPPIES, clássicos sapatos americanos de couro nobuck, com solado de borracha levíssimo, são, acima de tudo, ecléticos, se tornando um símbolo no segmento de calçados casuais.


A história
A história da marca HUSH PUPPIES começou em 1957 quando James Gaylord Muir, supervisor de vendas e representante comercial de calçados da empresa Wolverine (fundada em 1883) localizada no estado do Michigan, responsável por atender a região do Tennessee, estava em um jantar de negócios com um cliente e um fato lhe chamou a atenção: pequenas bolinhas fritas de farinha de milho, que serviam como aperitivo, que se chamavam “Hush Puppies” (cala boca Totó, em inglês). Essas bolinhas eram chamadas assim no sul de Estados Unidos, pois eram utilizadas seguidamente por fazendeiros como guloseimas para que os cachorros parassem de latir. Nos países de língua inglesa tem um ditado que diz: “Um par de pés doendo, incomodam como cachorros que não param de latir”. Daí veio à associação para que Jim pensasse que HUSH PUPPIES ou bolinhas de milho seria um excelente nome para os calçados que a empresa queria lançar para a próxima temporada. O novo calçado casual foi criado e desenhado por Victor Krause, então presidente da empresa.



Apresentados para a indústria na Feira Nacional de Calçados de Chicago em outubro de 1957, os sapatos causaram reação imediata dos lojistas, admirados com o estilo casual, o conforto e a sola de borracha do novo calçado. Em julho de 1958, a empresa lançou oficialmente para o público a marca de sapatos HUSH PUPPIES, feitos em couro de porco extremamente flexível e confortável, criando um novo estilo: o casual.



Rapidamente, celebridades do mundo do rock e do cinema, os engravatados de Washington (incluindo o presidente) e até o príncipe Phillip da Inglaterra começaram a usar os confortáveis calçados da marca. O sucesso foi tanto que, no ano de 1963, um em cada dez adultos americanos possuía um para de sapatos HUSH PUPPIES.







A mascote
O famoso “Basset Hound” da HUSH PUPPIES foi introduzido logo após o lançamento da marca no mercado. Não era apenas o nome, ou o reforço das características da marca como diversão, irreverência e otimismo, mas também pela clara associação, que esse orelhudo da raça Bassê se tornou a mascote da HUSH PUPPIES. Um bassê de nome Jasonian of Westchester, vulgo JASON, foi à estrela das campanhas publicitárias da marca no final dos anos de 1980 e se tornou símbolo do logotipo, transformando-se em um dos ícones mais conhecidos da publicidade americana.



O primeiro anúncio estrelado por Jason foi lançado em 1987. Talvez o mais famoso anúncio mostrava Jason ao lado de um ventilador ligado com suas orelhas voando sobre os olhos, recriando o slogan “Hush Puppies ventilado”. Outros anúncios populares também mostravam Jason lendo um livro, passando a ideia de clássico; ou seu potinho de água sendo abastecido com Perrier, referindo-se à sofisticação dos calçados femininos da marca. Jason viveu entre os anos de 1979 e 1990.



A evolução visual
O logotipo da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Depois de adotar o famoso Basset Hound como mascote, o simpático cão passou a integrar a identidade visual da marca, inicialmente localizado ao lado direto do nome HUSH PUPPIES.








Você sabia?
● Durante uma apresentação da banda Rolling Stones no mês de dezembro de 1965 na cidade americana de Sacramento, o guitarrista Keith Richards recebeu uma descarga elétrica depois que sua guitarra tocou em um microfone. O polêmico guitarrista caiu inconsciente e segundo os médicos o que salvou sua vida foi um simples par de sapatos HUSH PUPPIES com suas solas de borracha.




As fontes: 

http://mundodasmarcas.blogspot.com.br as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

 

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