Seguidores

domingo, 23 de abril de 2017

Quarto Post da série: "Cuidando da saúde de seu cão"Escovação Sim! Mas produtos duros também ajudam na limpeza dos dentes"



Cerca de 80% dos cães com 3 anos de idade apresentam cáries, tártato ou placa bacteriana. A halitose (mau hálito) e gengivite podem estar presentes também.

No caso da placa bacteriana, conforme ela avança, vai criando uma película endurecida sobre os dentes. A gengiva então inflama e as bactérias que se encontram ali se instalam. Assim, começa a chamada doença periodontal, um problema sério, que atinge 85% dos cães com mais de 3 anos de idade. Se não for tratada logo, ela causa infecções que podem se espalhar pelo corpo e outros órgãos como os pulmões, o coração e o fígado.

Alguns produtos para prevenir esses problemas e facilitar a limpeza dos dentes. 


1. ESCOVA

Esse é o item mais importante e todo cão deveria usá-la diariamente. “A abrasão promovida pela escova é a melhor maneira de remover os restos de alimentos que se depositam nos dentes, prevenindo vários problemas”, garante o veterinário especializado em odontologia Rodrigo Prazeres, da clínica Vet Zoo, em São Paulo.

DICA: Utilize sempre escovas apropriadas para cães, para não machucar a delicada gengiva do pet.
 

2. DEDEIRA

Como diz o nome, ela é feita para ser encaixada no dedo, o que facilita um bocado seu manuseio. “O ideal é utilizá-la quando o cão é filhote e os dentes são pequenos,para que ele, aos poucos, vá se acostumando com ela”, indica Daniel Ferro, especialista emodontologia veterinária da clínica Odontovet, em São Paulo.



DICA: Comece massageando agengiva e os dentes do filhote com o dedo e, depois de alguns dias, apresente a dedeira.


3. PASTA ENZIMÁTICA

Nos sabores frango, carne ou frutas, elas são irresistíveis aos pets. Mas seu maior diferencial são as enzimas, que ajudam a digerir as sobras de alimentos. “Assim, previne-se a formação do tártaro”, diz a veterinária Talita Lopes, da clínica Planet Dog, em São Paulo.

DICA: Para os pets que recusam a escova, faça a higiene bucal com uma gaze e um pouco do produto.
 

4. BISCOITOS

Por serem duros, eles agem como um esfregão nos dentes, limpando a sujeira acumulada. Algumas marcas oferecem opções com sabores de menta e eucalipto que prometem reduzir o mau hálito. Os biscoitos apenas auxiliam na higiene bucal e não substituem a escovação, por isso, não deve ser usado como única alternativa.
 

5. TIRA DE COURO

Eles também ajudam na higiene bucal. “O movimento mastigatório promove um desgate mecânico aos dentes, o que ajuda na limpeza e no controle da placa bacteriana”, explica Marco Antonio Leon.



DICA: Ofereça com moderação, apenas como lanche ou retribuição ao pet. Além da medida, o petisco vai prejudicar a dieta dele.
 

6. OSSO SINTÉTICO

Feitos com couro de boi, eles limpam os dentes enquanto são roídos pelo cão. “É uma ótima opção aos ossos de açougue ou defumados – esses eu não recomendo porque costumam causar fraturas dentárias”, diz Marco Antonio Leon, veterinário da clínica Dentistavet, em São Paulo.



DICA: Importante assegurar que seu pet se acostume a apenas roer o osso sem tentar engolir.

7. BRINQUEDOS

Bolas, argolas e outros objetos de borracha vulcanizada, por terem consistência rígida, também contribuem para prevenir cáries e mau hálito. “Esses brinquedos fazem um trabalho de abrasão na superfície dos dentes, a exemplo da escova, dos ossos sintéticos e dos biscoitos, o que leva embora os restos de comida”, conta Daniel Ferro.

Dica: Experimente lavar o brinquedo e guardá-lo por um tempo. Ao recebê-lo, o cão não vai largar o objeto e a “escovação” feitapor ele será muito mais intensa.

8. RAÇÃO ESPECIAL

Algumas marcas Premium contêm sais que agem na prevenção do tártaro, enquanto outras possuem grãos mais duros, que não se desfazem na boca do pet logo na primeira mordida. “A vantagem é que, no momento da mastigação, o dente quebra a ração e essa fricção ajuda a remover a placa bacteriana”, diz Daniel Ferro.

DICA: Enxugue bem o comedouro antes de colocar o alimento. Em contato com a água, os grãos podem ficar moles e perde-se o efeito de fricção nos dentes.

9. CREME DENTAL

Ele tem a missão de facilitar a abrasão promovida pela escova e ainda leva o mérito de deixar o hálito perfumado. O veterinário Rodrigo Prazeres recomenda utilizar apenas produtos indicados para pets – ou seja, nada de dar para o cão o creme dental da família! “As pastas para humanos contêm flúor e substâncias que podem intoxicar seu pet ou desencadear uma gastrite”, alerta.



DICA: Os cremes dentais indicados para crianças não possuem flúor e podem ser utilizados, sem problema, por cães.
Vamos ver alguns tipos de petiscos disponíveis no mercado, que ajudam a limpar os dentes dos peludos.


O Pedigree Dental Fresh que além de limpar os dentes ajuda a melhorar o hálito do cão e deve ser dado diariamente.


A Keldog tem o osso dental em forma de Bola que tem espaços para serem preenchidos com pasta de dente específicas para os cães ajudando na limpeza e no hálito.



 


















Keldog Dental Menta. Disponível em embalagem com uma unidade.
Indicado para cães de raças médias e grandes*
Delicioso aroma de menta ajuda no hálito fresco.
 

PEDIGREE DENTASTIX™ Raças Pequenas, é uma efetiva solução diária para ajudar a manter dentes limpos.
Reduz até 80% da formação do tártaro quando oferecido diariamente.



Estes produtos podem ser encontrados facilmente em quase todos os pet shops e sites de venda de produtos para cães, até mesmo na seção de animais dos supermercados.



Se você não leu ainda, leia também: 

Terceiro Post da série: "Cuidando da saúde de seu cão" Especialistas ensinam os cuidados com os dentes de seus cães e gatos. 

Segundo Post da série "cuidando dos dentes do seu cão" As principais doenças nos dentes de cães (gatos também) 
e também 
Primeiro Post da série " Cuidando dos dentes do seu cão".Cães também têm dentes de leite. Como não ter problemas com a troca para a dentição definitiva.

Bem, ainda tem muito mais informações sobre esse assunto,. Mas com estes artigos espero ter ajudado você a ter mais informações para cuidar melhor da saúde bucal de seu amigo peludo.

Grande abraço,

Rogério







Fontes: Revista meu Pet Edição de 20/Fev/2013

Pedigree.com

http://www.caogauderio.com.br

http://www.kelcopetcare.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.