Seguidores

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Cortar as Unhas do seu Cão - É uma tarefa cuidadosa e requer conhecimentos.




Cortar é uma tarefa importante que mantém as unhas do seu cão curtas e saudáveis. As unhas grandes podem se quebrar e sangrar ou crescer ao ponto de reentrarem na pata e causarem dor. Elas também podem deixar um cão mancando, se interferirem com o movimento normal da pata. Cortar as unhas regularmente vai prevenir esses problemas e verificar se há anormalidades nelas.


Acostumando seu cão ao corte das unhas


Escolha o momento certo.
A maioria dos cachorros não gosta de ter as unhas cortadas, por isso é importante escolher um momento em que ele esteja relaxado. Caso ele queira brincar, espere até que ele esteja descansando para se aproximar dele com o intuito de cortar as unhas.

Vá devagar. 
Comece tocando gentilmente nas patas do cachorro. Se ele não as puxar nem resistir, massageie a pata e aperte as unhas de leve. Dependendo da idade e do temperamento do seu cão, pode levar algumas sessões até que ele se acostume. Repita esse exercício algumas vezes por dia até que ele pare de reagir.

Ensine seu cachorro a se deitar de lado durante o corte, se necessário. 
Os cães mais velhos podem ter artrite nos pés, e por isso cortar as unhas pode ser desconfortável. Para esses cães, fazer com que eles se deitem enquanto você cuida das unhas com cuidado pode ajudar.
Faça com que eles se deitem de lado enquanto você faz exercícios de treinamento para cortar as unhas.
Uma alternativa é aparar as unhas com o cachorro de pé, sem levantar a pata. Faça isso apenas se tiver experiência.

Inspecione as patas, procurando anormalidades.
Enquanto massageia as patas e as unhas, aproveite a oportunidade para examinar a saúde delas.Traumas, infecções, tumores e doenças autoimunes são as causas mais comuns para problemas nas unhas dos cães.
Cortando as unhas


 
Use cortadores feitos especificamente para cães. 



Os cortadores humanos foram criados para uma área de superfície plana, mas as unhas dos cachorros são em forma de concha. Usar cortadores humanos pode esmagar a unha, causando dor ou machucados. Há alguns tipos diferentes de cortadores para cães, sendo que os mais comuns são o de guilhotina, em formato de U, e os tipo tesoura. Qual tipo usar geralmente depende da preferência do usuário.
Os tipos tesoura podem ser mais fáceis de usar, já que você não precisa passar a unha pela superfície de corte, como no caso da guilhotina.




Localize o hiponíquio. Essa é a parte da unha rica em fornecimento de sangue e em nervos, e cortá-la pode ser bem doloroso para o cachorro, além de causar sangramento. O ideal é aparar a unha até que ela fique 2 a 4 milímetros acima do hiponíquio.
Se o seu cão tiver unhas brancas, você deverá ser capaz de ver o hiponíquio rosado pela unha.
Caso o cachorro tenha unhas escuras, você não conseguirá ver o hiponíquio. Apare-as com cuidado um pouco de cada vez para evitar cortá-lo. Pode ser preciso pedir a um veterinário que mostre a você até onde pode cortar as unhas.


Se a unha de um cachorro ficar longa demais, o hiponíquio crescerá com ela. Os cortes crescentes da unha farão com que ele volte a um tamanho normal.
  
Prenda o cachorro. Se ele estiver relaxado e acostumado a ter as unhas cortadas, deite-o para a sessão. Caso ele fique agitado, prenda-o deitado usando o cotovelo e o braço que segura a pata dele.
Se o seu cachorro se mexer demais, peça para outra pessoa ajudar segurando o animal e deixando você livre para se concentrar nas unhas.



Comece com as patas de trás. As unhas delas geralmente são mais curtas e mais fáceis de cortar. Os cães também tendem a não se agitar tanto com as patas de trás do que com as da frente, portanto comece com elas e siga para as dianteiras. 
Localize ou estime o tamanho do hiponíquio antes de aparar a extremidade da unha.
Vá trabalhando com cuidado para trás em direção ao hiponíquio e pare de cortar 2 a 3 milímetros na frente dele.
Não se esqueça de aparar a unha do dedo rudimentar, se seu cão o tiver. O dedo rudimentar é aquele que alguns cães têm na parte interior da perna, logo acima do "tornozelo".  





 
Pare qualquer sangramento se cortar o hiponíquio. Essa região, quando cortada, costuma sangrar muito, e seu cachorro pode chorar de dor ou morder caso você corte esse local. Nesse caso, segure um pedaço de tecido sobre a unha por alguns minutos. Se o sangramento não parar, passe amido de milho ou um pó ou bastão hemostático. Mergulhe a unha no pó ou passe uma grande quantidade dele usando a ponta dos dedos.
Caso o sangramento continue depois de 10 minutos, ligue para o veterinário.

Elogie bastante seu cachorro. Os muitos elogios e, se você quiser, um pequeno petisco, são ótimos incentivos para ficar parado. Elogie o cão durante o processo e dê uma recompensa a ele depois que terminar de trabalhar em cada pata.

Lixe as unhas, se desejar. Assim como as unhas humanas, as dos cães podem ficar ásperas e abrasivas ao serem cortadas. Elas vão se desgastar sozinhas com o tempo, mas se você estiver preocupado com o piso ou com os móveis, pode lixá-las imediatamente depois do corte para arredondá-las.

Dicas

Elogie bastante seu cachorro depois de cortar as unhas para que ele não sinta que foi punido.
Dar banho no cão antes amacia as unhas e as deixa mais fáceis de cortar.

Avisos

NÃO corte o vaso sanguíneo dentro da unha!
Cortar o hiponíquio e não limpar o corte pode levar a uma infecção.
As unhas que crescerem para dentro da pata devem ser examinadas por um veterinário, e não aparadas antes pelo dono.
Caso perceba que o cão está mancando depois que você cortar as unhas dele, consulte o veterinário.
Sempre limpe e desinfete os cortadores após cada uso para prevenir a transmissão de infecções.

Materiais Necessários

Cortador de unha para cães
Lixa de unha para cães
Amido de milho ou um pó ou bastão hemostático (caso corte o hiponíquio)

Fontes e Citações


  The Everything Dog Grooming Book. Sandy Blackburn. F + W Publications, Inc.
  Nail diseases. CVC in Washington, D.C. Proceedings. April 1, 2010. Patrick Hensel, DVM, DACVD.
  Handbook of Veterinary Procedures and Emergency Treatment. Ford and Mazzaferro. Elsevier, Inc.
WikiHows


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.