Seguidores

domingo, 30 de abril de 2017

Por que o chocolate faz mal ao cachorro.


Eu já sabia que não se deve dar chocolate para os cachorros. Que o chocolate faz mal e que ele não pode comer.Mas afinal, por que não?
O chocolate possui em sua formulação, em maior ou menor grau dependendo do tipo de chocolate, dois componentes derivados do cacau e que são os responsáveis por causar sintomas no animal: a teobromina e a cafeína. 

Esses dois componentes variam em concentração dependendo do chocolate, por exemplo, quanto mais escuro e mais puro for o chocolate, maior a quantidade de teobromina. Mas isso não significa que o chocolate branco está liberado, ele também tem essas duas substâncias, além, de ser bastante rico em gorduras que podem fazer mal, levando a uma gastroenterite (vômito e diarreia).
Os animais absorvem e metabolizam essas substâncias de forma diferente, podendo chegar ao sistema nervoso, levando à excitação, aumento da pressão arterial, aumento de batimentos cardíacos, arritmia, tremores, incontinência urinária. A cafeína é responsável por aumentar e potencializar os sintomas causados pela teobromina. 

Esses dois compostos, depois de ingeridos pelo pet, podem ficar no organismo por até seis dias e tem efeito acumulativo. Ou seja, se o pet ingerir um pouco hoje, um pouco amanhã e por aí vai, ele pode sim ter uma intoxicação. Porque ela demora para ser eliminada pelo corpo, e vai acumulando. 


A dose que leva o animal à intoxicação varia, de acordo com o tamanho do bichinho e tipo de chocolate que foi ingerido. Mas de forma geral, para um pet de 2 a 5 kg, um ovo de páscoa de chocolate ao leite com apenas 100 g pode levar aos sintomas. 
Os quadros de intoxicação precisam ser tratados imediatamente pelo médico veterinário. Então, se suspeitar que seu pet ingeriu chocolate, leve-o o mais rápido possível, pois o quanto antes iniciar o tratamento, menores as chances de o chocolate todo ser absorvido e causar danos.
Agora se você é daquele que não resiste ao olhar pidão de seu amigo peludo. Então tenho aqui um local que só faz chocolate para cachorro.Bombons,ovos de páscoa,etc... vale a pena conhecer http://www.chocodogs.com.br/produtos/petisco-sabor-chocolate-formato-ossinhos-caixa-avulsa/

 

Fonte: Lupus Alimentos
          


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.