Seguidores

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Por que compramos rações coloridas para nosso pet, se sabemos que os corantes fazem mal?




Esta semana ganhei um pacote de ração para meus cães. Ração de boa qualidade , em formato de ossinhos, coraçõezinhos, folhinhas e que bacana... tudo colorido! Hum! mas espera ai. Colorido lembra adição de corantes e ração com corantes não faz mal a saúde dos pets? Sim, por que o formato de folhinha verde não significa que a ração é vegetal e o coraçãozinho vermelho muito menos que foi feita com carne. Ou não?

Primeiro vamos entender como se processa a percepção de cores pelos cachorros. De acordo com especialistas que realizaram testes constantes e divulgaram artigos que são respeitados no mundo inteiro. Foram apontados que tonalidades azuladas, amareladas e cinzas são as poucas cores que eles conseguem diferenciar e enxergar na prática. Mesmo sabendo disto, as fabricas produzem outros tipos de tonalidades nas rações. Pois, estão vendendo aos donos dos cachorros e não para os animais. Em termos práticos representa uma grande jogada de marketing que funciona de forma pragmática, do contrário não existiria esse tipo de preocupação que acontece de modo principal entre as marcas mais conhecidas do mercado. Os cães não são seres humanos e de forma prática não existe a certeza científica de que os animais apreciem melhor esse tipo de alimento. Do contrário, porque existiriam as rações que não possuem corantes?

Na verdade existem pessoas que preferem comprar a ração por causa do aspecto animado em ossinhos, folhinhas, coraçõezinhos, na ração e a qual associam seu valor nutritivo a respectiva cor. De forma prática existem evidências científicas que apontam os seres humanos a assemelhar com o olho e cérebro determinado tipo de cor com o pensamento de certos alimentos ou sabores. Por exemplo, quando existe a tonalidade vermelha, logo o pensamento do homem consiste em pensar na carne, o que por consequência no raciocínio por instinto humanos pode trazer o valor de proteínas que os animais precisam para manter a energia. 


Não se pode ignorar o fato de que a tonalidade alaranjada faz lembrar a presença de cenouras e por consequência os seres humanos gerar determinados tipos de associações que se relacionam de forma direta com a cenoura, elemento importante para melhoras das condições da visão e também da digestão. Outro ponto que não pode ser ignorado está no tom verde que resulta no pensamento que se equivale às verduras. Vale ressaltar que esses tipos de ingredientes podem até estar escritos nos ingredientes, mas não existem garantias no que tange à composição. De fato, na prática pode ser tudo igual e por consequência, consumidores pagam valores adicionais sem comprar o que deseja adquirir.
De acordo com centros de pesquisas específicos que servem para estudar esse tipo de assunto, como no caso do Conselho Internacional de Informações Alimentares, por exemplo, a grande parte dos produtores adiciona o corante no sentido de melhorar o nível de aparência do alimento e por consequência convencer não apenas os humanos como também os cães de que se trata de comida verdadeira. Conforme indica a Universidade de Bordeaux, na França, os cães se sentem atraídos não apenas por causa do odor como também ao que tange para o nível de sabor ou a forma na qual se encontra o alimento. Cientistas franceses que possuem trabalhos específicos no setor apontam que esse tipo de raciocínio funciona de forma semelhante ao comportamento humano que possui o mesmo nível de julgamento no sentido de experimentar ou não o alimento.

Para parte da humanidade quando a aparência do alimento não soa boa, existe menor probabilidade de acontecer o consumo, independente do gosto. Por outro lado, no mundo canino quando o cheiro não representa ponto atraente, de forma provável a ração deve ser dispensada.

O Idec - Instituto brasileiro de defesa do Consumidor, escreveu um artigo importante sobre os cuidados com os corantes adicionados aos alimentos e se vale para nós, também vale para nossos pets.




Vejamos , então:

Corante: Amarelo crepúsculo
Pode provocar: Reações anafilactoides, angioedema, choque anafilático, vasculite e púrpura. Reação cruzada com paracetamol, ácido acetilsalicílico, benzoato de sódio (conservante) e outros corantes azoicos como a tartrazina. Pode provocar hiperatividade em crianças quando associado ao benzoato de sódio. Banido na Finlândia e Noruega.

Corante: Amarelo quinolina
Pode provocar: Suspeito de causar hiperatividade em crianças quando associado ao benzoato de sódio.

Corante: Amarelo tartrazina
Pode provocar: Reações alérgicas como asma, bronquite, rinite, náusea, broncoespasmo, urticária, eczema, dor de cabeça, eosinofilia e inibição da agregação plaquetária à semelhança dos salicilatos. Insônia em crianças associada à falta de concentração e impulsividade. Reação alérgica cruzada com salicilatos (ácido acetilsalisílico), hipercinesia em pacientes hiperativos. Pode provocar hiperatividade em crianças quando associado ao benzoato de sódio. No Brasil, nos EUA e na Inglaterra seu uso deve ser indicado nos rótulos.

Corante: Azul brilhante
Pode provocar: Irritações cutâneas e constrição brônquica, quando associado a outros corantes. Banido na Alemanha, Áustria, França, Bélgica, Noruega, Suécia e Suíça.

Corante: Vermelho 40
Pode provocar: Pode provocar hiperatividade em crianças quando associado ao benzoato de sódio. Banido na Alemanha, Áustria, França, Bélgica, Dinamarca, Suécia e Suíça.

Corante: Vermelho ponceau 4R
Pode provocar: Relacionado a anemia e doenças renais, associado a falta de concentração e impulsividade e pode provocar hiperatividade em crianças quando associado ao benzoato de sódio. Banido nos EUA e na Finlândia.

Corante: Vermelho eritrosina
Pode provocar: Suspeito de causar câncer de tireoide em ratos. Banido nos EUA e na Noruega.

Corante: Vermelho bordeaux (mistura de amaranto e azul brilhante)
Pode provocar: Crises asmáticas e eczemas. Banido nos EUA, na Áustria, Noruega e Rússia. 



Fontes consultadas:

 IDEC – Instituto Brasileiro de defesa do Consumidor
 

            animais.culturamix - Por Que As Rações Tem Corantes?         
            http://amoremiados.blogspot.com.br/2015/03/o-perigo-dos-corantes-nas-racoes.html

            http://www.linkanimal.com.br/cachorros/porque-racoes-tem-corante/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.