Seguidores

segunda-feira, 1 de maio de 2017

As principais doenças em cães - Berne


A berne é uma doença provocada por parasitas, mais concretamente larvas de mosca varejeira.
Explicando de forma simples, a mosca varejeira precisa obrigatoriamente de um hospedeiro quando se encontra na fase larvar. Então, as moscas adultas depositam os seus ovos no corpo de mamíferos, neste caso os cães, que ao eclodirem causam no hospedeiro uma miíase — infeção parasitária devida à infestação dos tecidos ou cavidades do corpo por larvas de insetos.
Algumas espécies depositam em cada lesão da pele uma única larva esbranquiçada conhecida por berne, enquanto outras espécies depositam vários ovos, ocasionando inúmeras larvas na lesão, a que se chama bicheira.
No caso da berne, a mosca varejeira não deposita os ovos diretamente no cão — fá-lo com outro inseto, que captura e é este que se dirige ao corpo do animal que vai servir de hospedeiro.
O animal infectado com berne deve ser avaliado por um médico veterinário, que indicará o medicamento mais adequado. O medicamento é geralmente colocado sobre os pequenos buracos da pele onde se encontram os parasitas, matando as larvas por asfixia.
Depois de mortas, as larvas devem ser retiradas, espremendo os locais onde se alojam.
A melhor forma de prevenir a berne é através da higiene do local onde o animal vive, para que não surja acumulação de moscas que possam transmitir o parasita. O pelo do cão deve ser escovado e verificado regularmente, os banhos devem ser mantidos em dia e deve-se estar sempre atento a comichões anormais que o animal tenha.Existem coleiras e produtos repelentes, como a citronela, que ajudam a manter os insetos longe dos animais. Existem ainda medicamentos que podem impedir as larvas de entrar e se alojar na pele do animal, mas devem ser sempre receitados pelo médico veterinário.

Leia mais em Berne: o que é, como evitar e como tratar ...




Este artigo é meramente informativo e não substitui a consulta no médico veterinário.

Fonte:mundo dos animais.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.