Seguidores

sábado, 27 de maio de 2017

Como acostumar os cães a usar guia ou coleira e a história do Basset Hound que não gosta de coleira( em vídeo)

De todos os meus Basset hound, apenas o Bruce tem o péssimo habito de puxar a guia e conseguir transformar o passeio num momento de "esforço e luta" para nós dois.
Eu até já desisti de querer adestrá-lo, pois a teimosia que reside naquele "orelhudo" é simplesmente invencível.
O problema é que se eu retiro a guia dele, ele para e não quer mais andar.
Portanto, já percebi que o que ele quer é me puxar mesmo!
Com a Shelly conheca-shelly-desde-filhote-video minha primeira Basset Hound era diferente. Ela caminhava uns 40 a 45 minutos e simplesmente parava e se deitava no chão, não importa onde estivesse.Só arrastando ou então esperar que ela resolve-se voltar a andar.
Achei um vídeo interessante de um adestrador que ilustra bem o caso, trata-se do programa "O reabilitador de cães". Resumo:
Um jovem casal decidiu adotar um cachorro da raça Basset Hound, chamado Atum. O problema do casal é para passear com Atum, que não gosta da coleira. Quando colocam a guia nele, ele se deita e se nega a mover. Sem coleira, ele fica animado. Como fazer? Veja as soluções de Jean Cloude, o adestrador.


Truques para acostumar os cães ao uso da coleira



O passeio costuma ser um evento e tanto na vida do seu cão. No entanto, por incrível que pareça, nem todos os bichanos gostam de sair para a rua para ter momentos de alegria junto a outros cães e desfrutar dos odores maravilhosos e instigantes das praças e parques. Para ajudá-los a resolver essa questão, apresentamos uma série de dicas para acostumar seu melhor amigo a usar a coleira e a guia. O importante é saber que nunca é tarde e nem cedo demais para começar.

O erro mais comum que os proprietários cometem é apresentar esses acessórios ao seu cão no seu primeiro dia de passeio na rua, que normalmente ocorre logo após terminar o esquema de vacinação. Pense bem, esse momento é de muita novidade junta para o seu cão: de repente, ele se vê preso a uma guia que limita sua movimentação, com uma coleira em seu pescoço que o prende e sufoca, além disso, as ruas e parques são lugares cheios de novidades com sons, cheiros, formas e texturas diferentes. É muita novidade junta. Então ele puxa de um lado, o dono de outro e o passeio vira um transtorno para os dois.





Portanto, deixar para acostumar o cão com a coleira e com a guia no primeiro dia de passeio está proibido! Mesmo que ele ainda não esteja apto a sair para a rua, por não estar com todas as vacinas feitas, já se pode acostumá-lo a usar o acessório desde pequeno e fazer pequenas simulações de passeios dentro da sua casa ou apartamento. Assim, quando sair para a rua ele já estará acostumado com a coleira e então vai sobrar mais tempo para conhecer a rua e suas novidades.

A mesma regra se aplica para cães que já possuem medo da coleira, para cães que puxam a guia para passear e com cães mais velhos que estão acostumados a andar soltos pela rua, sem coleira. Compre uma guia e uma coleira adequada ao seu tamanho e vá acostumando a usar primeiro em sua casa. Outra dica seria associar a coleira com coisas boas. Mostre a coleira para o seu cão e deixe-o cheirar. Distraindo o cão com um petisco, coloque a coleira delicadamente em seu pescoço. Após colocá-la, continue distraindo e brincando com um brinquedo por alguns minutos. A intenção é fazer com que ele se acostume com a coleira e não se incomode com ela em seu pescoço.



Também é preciso ficar atento à possibilidade de o seu cão ter medo da guia e da coleira: se ao vê-la fica com as orelhas baixas, com o rabo entre as pernas e foge para baixo do sofá, algo está errado. O medo da coleira pode ter sido algo adquirido, ou seja, ele associou a utilização da coleira e o passeio com experiências ruins. Neste caso, nunca force seu cão a andar puxando-o pela guia e nem fazendo carinho quando apresentar sinais de medo. Opte por passeios curtos em ruas calmas e em horários de pouco movimento. Gradualmente vá aumentando o percurso e o tempo. Nunca esqueça de associar o passeio com coisas boas como petiscos, brinquedos e com o encontro de amigos que ele goste, como um cão ou uma pessoa que ele goste muito.


Artigo escrito por:

Ceres Faraco é clínica de problemas de comportamento em cães e gatos, veterinária e doutora em Psicologia, diretora científica do Instituto de Psicologia Animal (IPA), presidente da Associação Brasileira de Bem-Estar Animal (AMVEBBEA) e professora do curso de Psicologia da FACCAT.

Você pode enviar fotos dos seus pets para mostrar, além de relatos e histórias sobre eles. O email para contato é: ceresfaraco@psicologiaanimal.com.br

http://wp.clicrbs.com.br/comportamentoanimal/2013/02/18/truques-para-acostumar-os-caes-ao-uso-da-coleira/?topo=77,1,1,,,77

Vídeo youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.