Os vermes são um problema na saúde dos cães.A verminose é uma doença provocada por parasitas. Constitui-se uma doença frequente, de difícil controle.
A prevenção constitui-se a forma mais segura e eficaz contra estas infecções. No entanto, dá para resolver o problema facilmente fazendo uso de medicamentos apropriados quando os vermes aparecem. Infelizmente os vermífugos não funcionam como vacinas.Mas o que é um vermifugo? Vermífugo é um medicamento para prevenir os cães e gatos de doenças, as verminoses, causadas por vermes muitas vezes microscópicas, que podem causar diversos danos à saúde do animal durante toda sua vida.
As verminoses intestinais combatidas pelo vermífugo são a ascaridíase, a ancilostomose e os cestoides.
O áscaris, por exemplo, pode infectar o ser humano ou passar dele para o animal, por isso a importância de sempre observar as fezes dele e o emagrecimento “sem motivo”.
A ancilostoma é contraída pela ingestão de água e comida contaminadas, por isso a necessidade de cuidados diários com tudo que se refere à alimentação deles. O verme come as mucosas da parede intestinal do bichinho, causando hemorragia, além de anemia, diarreia, fraqueza, fezes escuras, entre outros.
Já o cestoide é a doença causada pelas pulgas, que também pode ser passada para o homem, daí a importância de não só proteger a saúde do animal, como a da própria pessoa que cuida de um animal ao dar vermífugo. Estes vermes saem nas fezes e se locomovem (também podendo fazer isso ao redor do ânus, dependendo do estágio), como se fossem grãos de arroz, o que facilita a análise da contaminação. Neste caso os bichinhos ficam irritados, com mal estar, apetite oscilante, pequenas cólicas ou diarreias.
Você pode perceber os sintomas de uma verminose através da presença de sinais de sangue nas fezes, que muitas vezes pode vir em consistência pastosa, com cheiro forte. Se o cão ou gato estiver com falta de apetite ou emagrecendo sem motivo, também é um indicador de que ele está com vermes.Ele pode também, apresentar os pelos secos, sem brilho e com quedas em abundância, além de vômitos, anemia, diarreia e sonolência. Quanto mais tempo a pessoa demorar a socorrer o animal, mais a situação se agravará e revertê-la pode ficar difícil ou até mesmo impossível.
Portanto, assim que observar os sinais, leve-o imediatamente ao veterinário.
É por isso que manter a vermifugação em dia e fazer dela um hábito constante nos cuidados com o seu pet é fundamental, pois faz parte da qualidade de vida dele.
Quanto aos filhotes,logo que os cachorros e gatos nascem, eles já necessitam de uma atenção especial, tendo a primeira dose de vermífugo entre os 15 e 30 dias de vida. Depois a aplicação vai se repetindo de 15 em 15 dias por três vezes, para garantir que todos os vermes adquiridos durante a gestação, através do leite, por ingestão dos ovos ou os mais resistentes realmente estejam eliminados.
Depois de adulto, para os cães, as doses de vermífugo devem ser aplicadas semestralmente, por toda a vida deles.
Já para os Gatos, devem ser aplicados em intervalos de 3 a 4 meses para o resto de sua vida.
Agora ,atenção, nunca dê ao seu animal a quantidade de vermifugo maior do que a recomendada pelo veterinário. Isto porque somente ele saberá diagnosticar o vermífugo para cachorros e gatos mais indicado para cada caso e a dosagem certa, evitando problemas na saúde do animal e até consequências maiores, como falência de órgãos ou do próprio bichinho.
É sempre bom ressaltar que embora haja muitas marcas de vermífugos no mercado, será o veterinário quem irá indicar o melhor para o caso dele. Afinal, todos esses medicamentos são tóxicos, até por isso capazes de matar os parasitas, mas será de acordo com o tipo que ele será prevenido ou já está infectado que será receitado o mais eficaz.
Fontes:
Vermífugo para Cachorros e Gatos - Geracaopet.com
Vermifugo para cães e gatos..Quando e como administrar - Cachorrogato.com
Vermifugo para cães e gatos - petz.com
Frontline: mata pulgas, piolhos e carrapatos. Entenda como funciona - Cachorrogato.com
Vermífugo para cães e gatos – Quando e como administrar?Fonte: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/vermifugo-caes-gatos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.