Seguidores

sábado, 3 de junho de 2017

Origem e evolução dos Basset Hound



O padrão oficial da raça dos Basset hound diz que a Grã Bretanha é o país de origem, embora na verdade há muita discussão sobre as origens do Basset Hound. No livro de Margaret S. Walton, uma especialista na raça, deixa-se claro a influência Francesa e Belga no início da criação da raça.Os cães da raça Bassets Hounds são leais, devotos e babás maravilhosas para crianças de qualquer idade. Têm grande capacidade para localizar a presa ou algum outro objeto, sendo que na 2a. guerra mundial foram utilizados para procurar minas no solo.

Devido a sua grande capacidade de farejar,só perdendo para Blood hound seu parente próximo, a função dos Basset Hounds é a da caça de pequenos animais, mas também foi utilizado para localizar trufas nos bosques franceses. 

O treinamento para este fim foi aparentemente desenvolvido pelos camponeses franceses. Quando jovem, o Basset Hound é mantido um dia sem comer, e então o treinador coloca a trufa em um pequeno buraco e faz com que o cão a encontre, quando isto ocorre ele ganha um petisco. O exercício é repetido até que o cão esteja condicionado a procurar a trufas.

Já para Fitch Daglish em seu livro sobre os Bassets(The Basset hound by E. Fitch Daglis), os cães tem origem na França. Ele escreve no seu livro que: Jacques du Fouilloux ( A primeira menção à raça Basset foi feita em 1561 por Jacques du Fouilloux, num texto dedicado à caça.) em 1585 explica a denominação de "basset d'artois", pela qual são conhecidos, nos contando que a raça é originária daquela província, próxima a Flandres. Ele os dividiu em duas variedades: o artesiano, que tem os membros dianteiros completamente tortos e o flamengo, que os tem os membros dianteiros retos".

Existe uma versão, que diz que os Basset Hound's, foram criados por monges franceses com o objetivo de caçar pequenos animais e lebres. Como já dissemos acima, o Basset Hound teve como origem o Cão de Santo Humberto (Bloodhound), sendo que os monges de Saint Hubert desenvolveram esta raça no mosteiro de Andain na Bélgica, portanto incialmente como disse Margert S. Walton a origem do Basset Hound é França-Bélgica The New-Bassett-Hound-Margaret-Walton


Pelo que se sabe, a primeira vez que um Basset Hound foi apresentado em público, foi na 1ª Exposição Canina de Paris em 1863 no Jardin D'Aclimatation.

Três anos depois, em 1866 Lord Galway comprou na França do Conde de Le Coutleux de Cantelou um casal de cães, o Basset e a Belle, que levou para Inglaterra e de onde nasceu uma ninhada. Em 1872 todos estes cães foram vendidos a Lord Onslow.
Sem conhecer a existência deste casal de cães, Sir John Everett Millais importou para Inglaterra, em 1873, um cão chamado Model destinado a ser o iniciador da raça nesse país. Foi o primeiro Basset Hound a ser apresentado na Inglaterra na Exposição de Wolverhampton em 1875.
Sir Millais ficou muito decepcionado por não ter uma cadela para cruzar com o seu macho pelo que decidiu utilizar uma Beagle.
Conhecendo-se já em 1877, Lord Onslow obteve um casal de Basset Hounds do Conde Le Coutleux de Cantelou através de Sir Millais deixando este último a linha Beagle em 1878.
Sir Millais começou então a criar Basset Hounds puros (sem sangue Beagle) com Garenne, uma cadela filha de Model e Finette, fêmea de propriedade de Lord Onslow que tinha sido importada juntamente com o seu irmão Fino no ano anterior.


Depois de sucessivos cruzamentos durante quase vinte anos Sir Millais achou necessário introduzir novo sangue e decidiu utilizar o Bloodhound, de modo a obter cabeças parecidas com esta raça e sabendo, pela experiência que tinha tido com os Beagle, que o regresso à configuração de patas curtas, era uma questão de uma ou duas gerações.

Bloodhound

Somente ficava por comprovar se a volta à cor inicial se produziria rapidamente. No primeiro cruzamento decidiu utilizar um macho Basset Hound, Nicolas e uma fêmea Bloodhound. É interessante destacar que já no séc XIX dada a diferença de tamanhos, esse cruzamento foi efetuado por inseminação artificial. Desse cruzamento nasceram doze filhotes anatomicamente muito parecidos aos Basset Hounds mas de cor parecida à da mãe (Bloodhound).

O segundo cruzamento foi entre um Basset hound (Ch Forest) e uma fêmea da ninhada anterior. Nasceram sete filhotes, anatonicamente parecidos a Basset Hounds, seis tricolores e um preto e fulvo como a mãe.

O terceiro cruzamento foi entre Boxman, um Basset Hound, e uma cadela da ninhada anterior, Dulce, do qual nasceram quatro filhotes, três tricolores e um bicolor, que não se distinguiam dos Basset Hounds puros.
Finamente o quarto cruzamento foi feito entre uma fêmea da ninhada anterior e um Basset Hound, Guignol. Nasceram sete filhotes, quatro tricolores, dois bicolores e um preto e fulvo, que trouxeram o novo sangue necessário, pois eram indistinguíveis dos Basset Hounds puros. 
Efetivamente, Sir Millais foi um entusiasta da raça e sem dúvida uma das grandes autoridades do Basset Hound. Em 1880 o Basset Hound foi reconhecido pelo Kenel Club (Inglaterra), e pouco tempo depois foram importados mais cães da França, tendo a raça sido desenvolvida na Inglaterra pelos seus inúmeros admiradores. Os Basset Hounds tornaram-se muito populares, tendo sido os cães favoritos do rei Eduardo VII e da rainha Alexandra.
O Basset Hound Clube foi fundado na Inglaterra em 1884 e o seu primeiro presidente foi o Conde Coutleux de Cantelou. Dois anos mais tarde, Sir Millais julgou em Westminster a primeira exposição do clube, com uma entrada de 120 exemplares.
A raça teve um declínio desde o final do século XIX até o fim da 2ª Guerra Mundial, a partir da qual a sua popularidade aumentou.
Atualmente, a raça tem maior expansão na Inglaterra, país onde se desenvolveu, na França e nos Estados Unidos da América. 
 
No Brasil


Os Basset Hounds chegam no Brasil nos anos 50, a primeira importação foi feita por Diana Cox, que conheceu a raça em Nova York e trouxe de São Francisco o exemplar Californian Boy Coxville, registrando no Santos Kenel Clube. Em 1967, Paulo Egydio Martins importa exemplares Willis Little John, Willlis Hi Dancers, fundando o Canil Toriba. Ainda em 1967 o casal Fracisco e Stella Matarazzo trazem para o Brasil a fêmea Coralwwod's Winnie the Pooh. Em 1971, Sônia Paes de Barros traz de Londres para São Paulo Beautifull Lady, ainda em 1971 Raul Reinhardt adquire seu exemplar Ajax do Curuamú. Nos anos 70 surgem as principais criações brasileiras de Basset Hounds com critérios mais técnicos nas importações e acasalamentos surgindo o Canil Big Long Blue's, o Canil Montmorency e o Canil Raeder's. O Canil Dois Irmãos, surge em 2005 quando adquirem o primeiro macho.
Leia também nesse blog um-pouco-de-historia-sobre-os-basset
basset-hound-na-visao-dos-especialistas

baixe-gratuitamente-literatura-basset
mais-um-pouco-sobre-basset-hound


Fontes:
canil lakepark 
canil dois irmaos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.