Seguidores

quinta-feira, 8 de junho de 2017

O risco que os mosquitos representam para os pets


Pequenos, mas perigosos, os mosquitos podem causar muito desconforto e transmitir doenças aos nossos amigos de estimação. Somente as fêmeas picam, sendo responsáveis pela transmissão de doenças.

Flebotomíneos

Apesar de serem conhecidos como Mosquito Palha, Cangalinha, Birigui, Asa Branca ou Tatuquira dependendo da região, os Flebotomíneos são insetos diferentes dos mosquitos.

Uma característica marcante é que eles pousam com as asas eretas para cima. Se reproduzem em solos úmidos com restos de folhas. Os adultos apresentam tendência de não se afastar de seus abrigos naturais. As fêmeas alimentam-se normalmente ao anoitecer.
O mosquito-palha transmite a Leishmaniose para animais e homem.

A Leishmaniose visceral é uma doença infecciosa grave causada por um protozoário (Leishmania sp), que invade diversos órgãos dos animais, provocando severas lesões e podendo levar à morte.
Os principais sinais são:
Perda de peso;
Falta de apetite;
Perda de pelo, principalmente ao redor dos olhos e ponta das orelhas;
Problemas renais;
Crescimento exagerado das unhas;
Feridas na pele;
Dificuldade de locomoção;
Lesões oculares;
Diarreia;
Hemorragias.

O cão é considerado o principal reservatório desta doença, mas animais selvagens e outros animais domésticos também são infectados, dentre eles, os gatos, gambás e ratos.
A transmissão ocorre quando o mosquito-palha (flebotomíneo) pica animais infectados e posteriormente pica animais sadios.A Leishmaniose é transmissível ao homem é uma zoonose, isto é, pode ser transmitida dos animais ao homem quando o inseto transmissor o picar também.A doença não ocorre logo após a picada. O período entre a transmissão da doença e o aparecimento dos primeiros sinais pode variar de dias a anos.
Os mosquitos-palha (flebotomíneos) vivem e depositam seus ovos preferencialmente em lugares úmidos, sombreados e na presença de material orgânico (folhas, frutas, raízes e fezes).
Mais de 50% dos cães infectados não apresentam sintomas, porém são transmissores da doença.

Nos cães, a Leishmaniose visceral pode ser fatal ou deixar graves sequelas.
A Leishmaniose está presente em mais de 70 países do mundo com cerca de 500.000 novos casos em seres humanos por ano.E esta presente nas 5 regiões do Brasil.

Culicídeos

Os Culicídeos são mosquitos maiores, diferentemente dos flebotomíneos eles se reproduzem em água parada. As fêmeas também se alimentam normalmente ao anoitecer.
As picadas dos culicídeos podem transmitir larvas do verme Dirofilaria immitis, o “verme do Coração”, comum em regiões litorâneas. Estas larvas se deslocam pelo sangue até atingir o coração, onde se instalam, se desenvolvem em adultos, podendo atingir até 30cm de comprimento, causando a Dirofilariose.
Os sintomas variam de acordo com o número de vermes presentes no coração. Eles ocorrem devido à obstrução de vasos sanguíneos que cause insuficiência cardíaca. 
O animal pode apresentar inicialmente falta de disposição para exercícios e brincadeiras. O pet apresenta tosse, emagrecimento e, em casos graves, febre, convulsões e atrofia cardíaca.
O mosquito transmissor costuma estar presente em áreas de risco como litorais, rios e lagos, porém não podemos esquecer que o animal pode ser infectado em regiões como essas e voltar para casa normalmente. 

Por isso, o risco verdadeiro não possui local definido. O mais seguro é tratar seu pet com Advocate todo mês, por mais que não vá frequentar locais de contágio. 







Tratamento e prevenção

Leishmaniose
Para prevenção o uso do produto Seresto® reduz o risco de Doenças Transmitidas por Vetores, inclusive da Leishmaniose;
Coleira ajustável com trava de segurança;
Sem cheiro e resistente à água;
Segurança para os animais e para a família.

  

Além da proteção contra Leishmaniose, Seresto® elimina pulgas, carrapatos e piolhos*.
Seresto® pode ser usada em filhotes (cães a partir de 7 semanas e gatos a partir de 10 semanas)
 

Embora o uso de inseticidas e repelentes nos animais seja a forma mais comprovada de prevenção, outras medidas devem ser adotadas:
Evitar passear com os animais após o entardecer, pois é o momento de maior atividade do inseto que transmite a doença;
Manter o abrigo dos animais, a casa e o quintal sempre limpos, livre de fezes, acúmulo de alimentos e folhagens, ou seja, livre dos criatórios de insetos;
Colocar telas de malha fina nas janelas e portas das casas;
Evitar o acúmulo e embalar o lixo corretamente para evitar a proliferação dos mosquitos-palha;
Podar as árvores e manter a grama podada para evitar a formação de matéria orgânica em decomposição;
No ambiente, utilizar spray repelente ou inseticida e cultivar plantas que tenham essa ação, como o óleo de Neem;
Vacinar seu cão anualmente com vacinas específicas para a doença.

Dirofilariose

Aplique Advocate mensalmente para prevenção, mesmo que você não vá viajar com seu pet. O ideal é que seja durante toda a vida do animal. Se o animal frequenta áreas de risco ou em caso de suspeita da doença, é importante procurar um veterinário antes do inicio do tratamento com Advocate, pois ele serve somente para a prevenção, já que não elimina os vermes adultos.
Previne contra o verme do coração (Dirofilaria Immitis), pois interrompe o ciclo de vida deste parasita. Pode ser aplicado um mês antes da primeira exposição ao transmissor e deve continuar mensalmente. 



Dirofilariose em cães

Fonte: Bayer Pet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.