Seguidores

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Conheça a otohematoma, um problema que pode acometer principalmente os Basset hounds?


Cães da raça Basset hound costumam ter mais predisposição a otohematomas (Foto: Thinkstock)















O seu cãozinho não é um lutador de MMA, mas pode ficar com as orelhas semelhantes às dos praticantes deste esporte. Conhecido como otohematoma, este acumulo de sangue ou líquido inflamatório entre a pele e a cartilagem da orelha geralmente é um problema secundário a traumas constantes.

Animais com incômodo nos ouvidos tentam aliviá-lo coçando as orelhas ou balançando a cabeça, chacoalhando as orelhas que batem de um lado para o outro. O mesmo pode ocorrer na intenção de espantar insetos, como moscas, ou simplesmente ao correr. Orelhas de tamanho avantajado batem na face, no pescoço e na cabeça durante a corrida. Animais com orelhas compridas costumam sofrer mais com este tipo de problema.

>> Outras colunas de Fernanda Fragata

Ao bater ou coçar as orelhas, os vasos internos podem se romper e derramar sangue entre a pele e a cartilagem. Como não há muito espaço, o sangue vai acumulando e descolando a pele da cartilagem, causando o aumento de volume. O animal fica com a orelha inchada, quente e, em alguns casos, dolorida. Por meio de uma punção com agulha e seringa, o veterinário retira todo o líquido acumulado. Com a ajuda de curativos, evita que o líquido se acumule novamente.

A causa de base, que pode ser uma otite ou questões de manejo, deve ser tratada. Caso contrario a recidiva do quadro será certa. Quando o tratamento clínico não resolve, indica-se o tratamento cirúrgico. Porém, mesmo com todos estes cuidados a recidiva é muito comum e o sucesso no tratamento nem sempre é alcançado, podendo deixar a orelha com alterações devido à cicatrização e à fibrose.

As raças mais predispostas a otohematomas são: Cocker, Basset hound e Beagle. Porém qualquer raça pode ser acometida.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.