Seguidores

terça-feira, 27 de novembro de 2018

O cão Basset Hound




A identidade visual de calma e bonacheirão deste cão ,esconde muito as suas capacidades sensoriais. Oriundo da França, o Basset é um cão de caça a pé, com um poder olfativo bastante elevado, ficando só atrás do seu primo, o Bloodhound.


Resultado de imagem para blood hound
O Bloodhound


Como o seu próprio nome indica “bas” em Francês é pequeno. A sua identidade histórica remonta à idade média, onde os monges o desenvolveram com o intuito de caça. Uma caça que se baseava no seguimento de rastos ou pistas de outros animais, sempre em locomoção a pedestre, ambiente no qual o Basset era um exímio caçador e perseguidor.
Hoje em dia é vislumbrado e utilizado como um cão de companhia, muito ligado ao ambiente familiar, requerendo muito a presença do seu dono. O Basset é um cão que não tolera muito a solidão.



Para isso é necessário, após o planejamento de aquisição de um cão desta raça, que o futuro dono tenha em atenção, além das condições ambientais, terreno e espaço necessárias para o seu habitat, esta necessidade de companheirismo característico desta raça, podendo mesmo ser outro Basset ou outro animal que sirva de companhia quando o dono permanecer grandes períodos fora de casa.
Esta raça de cães é bastante sociável com outros cães ou animais.

O Basset quando jovem é ágil, astuto e bastante agitado. Com o avançar da idade, essa agilidade e agitação vão regredindo, tornando-se cada vez mais calmo e pacifico. Este cão tem uma característica que não o auxilia muito: a sua teimosia. O não acatar facilmente ordens de comando (contudo é muito ligado a ambiente familiar), e com a idade torna-se cada vez mais preponderante essa teimosia.




Características interessantes. O Basset tem um latir e uivar muito característico, que o identifica como tal, e que o utiliza quando se sente completamente só ou triste. As suas orelhas são compridas, e têm como intenção trazer os odores do terreno até às suas narinas, para uma melhor detecção de pistas.

Tem um acumular de pele junto aos olhos; quando baixa a sua cabeça, essa mesma pele bloqueia a visão, obrigando-o a concentrar-se só no poder olfactivo, seguindo rigorosa e precisamente uma pista ou rasto. A sua cauda, quando o cão se encontra a farejar, fica virada para cima, com o intuito de marcar a posição do cão perante o seu dono, a fim de o mesmo ter conhecimento da localização do Basset. A mesma cauda deverá ter no seu final uma ponta branca, de forma a melhor demarcar a posição. O seu pelo pode ser tricolor, baseando-se no preto, marrom e branco, ou bicolor apenas no branco e marrom.



O treino ou educação deste canídeo deverá cingir-se a passeios. Como qualquer cão deverá ter uma educação adequada, sabendo distinguir vozes de comando e vozes de afeto, orientação na conduta e regras impostas pelo dono, assim como rápida aceitação do cão perante tais regras.

O Basset é um apaixonado por crianças, por isso deverá ter sempre em atenção a aceitação das mesmas por este. Do Basset espera-se sempre a adoração por o ser Humano no seu estado mais verdadeiro e inocente. Como são muito gulosos, é peremptória a necessidade de passeios diários, assim como exercitar atividades de caça, trocando a perseguição ou busca de um animal pelo intuito de busca de um objeto.



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.