Seguidores

segunda-feira, 24 de julho de 2017

O que dizer quando morre o cão?




Nunca é esperado e a gente não quer nem pensar no dia em que o nosso cachorro vai morrer. É o nosso melhor amigo, companheiro de todas as horas: alegres e tristes. Temos milhares de momentos inesquecíveis com eles e a nossa vontade é que vivam para sempre. Mas, infelizmente, esse dia chega. Mesmo quando o cão é de um amigo próximo, a gente tem certeza de que viveram felizes juntos. É nessa hora que vamos ver as emoções da pessoa sendo colocadas para fora. Um sentimento de tristeza enorme, até porque eles são parte da família. E, pelo fato de ser uma coisa diferente, a gente nunca sabe o que dizer para esse amigo para confortá-lo e ficamos quietos pensando em quais palavras são ideais para o momento.

O que falar quando alguém perde um cachorro

Não vá minimizar a morte do cachorro e dizer que “era só um animal e não precisa ficar desse jeito”. Você só vai piorar as coisas. Eles são parte da família da pessoa e o dono, geralmente, dedica muito tempo da vida a seu cãozinho. É importante também saber o que fazer quando seu animal de estimação morre. Portanto encoraje o seu amigo e ouça tudo o que ele tem a dizer sobre o luto dele. Diga a ele que seus ouvidos estão abertos para ouvir tudo o que ele tem a dizer, pergunte sobre as histórias mais legais que viveram juntos e as roubadas que o cachorro já se meteu. Faça-o lembrar disso, lembrar das coisas boas que o animal acrescentou em sua vida.

Ajude-o com o que precisa
 

Tem muita gente que faz velório para seu cachorro. Outras pessoas só fazem uma oraçãozinha ou algo que faça alguma cerimônia para a vida do cão. Dá para procurar o Centro de Zoonoses mais próximo da cidade e ver o que podem fazer com o corpo do peludo. Faça um cartão ou pegue fotos nas redes sociais dele com o cachorro e monte um álbum com as imagens impressas. Faça algo que console bastante essa perda.
Ele vai precisar lidar com tudo o que está acontecendo. Cada um tem seu jeito de reagir às ocasiões e surpresas que a vida traz. Ah, e pode levar algum tempo. O negócio é estar presente e dizer que está ali para o que der e vier. E, claro, esteja seguro de que ele está passando por um momento mega difícil e que vai passar, mas você tem que respeitar até que passe. Claro, se não passar e você vir que ele está muito mudado, sugira que procure a ajuda de um psicólogo ou algum profissional com quem consiga desabafar e ajudá-lo a solucionar seus problemas. 
 



Se o dono for uma criança

As crianças, é claro, são muito mais sensíveis em relação a mortes dos animais. É preciso ter muito carinho e respeito na hora de contar à elas sobre o ocorrido. Elas também se apegam muito aos peludinhos, não é mesmo? Portanto, na hora de dizer, seja honesto com elas. Fale sobre o que aconteceu e diga palavras que a consolem, como por exemplo dizer que é hora da família ficar unida e que o animal está em um lugar melhor sendo mais bem cuidado e descansando. Ou seja, não conte que um dia o cão voltará, pois pode gerar esperança e desilusão no pequeno. Conte a verdade e não diga nada que possa gerar trauma nela.

Importante dizer que, se você não tem o mínimo preparo para isso, busque em livros infantis, converse com algum especialista e pergunte a melhor maneira de dar a notícia ao seu filho ou quem quer que seja a criança. Lembrando: o importante é não gerar traumas na criança, portanto conte-a
a verdade.

Fonte: Escrito por Lucas Baptista animais.umcomo.com.br/artigo/o-que-falar-quando-o-cachorro-de-alguem-morre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.