Originalmente da França, o "bas-set" foi criado como um farejador de caça (principalmente coelhos) que pudesse ser seguido a pé. No século, 18 os Basset Hounds foram usados extensivamente na França, diferindo na aparência de província para província. Acredita-se que neste tempo, George Washington tenha recebido um par de Bassets como presente, e no século 19 os Bassets foram exportados para a Inglaterra e Estados Unidos. Um bom tempo depois, em fins da década de 60, o Basset Hound chegava ao Brasil, graças ao enorme sucesso nos EUA, onde era largamente utilizado em filmes, desenhos animados, campanhas publicitárias.
O Basset tem a estrutura óssea, relativa ao peso total, mais pesada do que qualquer outra raça. Seu temperamento é calmo, sua devoção extrema. Sua habilidade farejadora, menor somente que a do Bloodhound, faz dele um cão de caça e rastreamento excepcional. Pernas curtas e firmes e a pele solta o ajudam a rastrear em terrenos difíceis vegetação espinhosa. As dobras de pele debaixo do queixo, chamada barbela, ajuda a prender o cheiro da caça. Suas orelhas longas e aveludadas ultrapassam a ponta do nariz e seus olhos são suaves, tristes e levemente fundos. Ao mesmo tempo em que estas características, o fazem engraçado na aparência, também são funcionais.
Atrás daquela expressão melancólica, de olhar de quem é eternamente rejeitado, esconde-se um verdadeiro "palhacinho", alegre e divertido ao extremo. Os Bassets tem temperamento doce e calmo, fazendo tanto o macho quanto a fêmea excelentes animais de estimação. Ele é decidido e inteligente, usando destas características em sua vantagem. É um cão muito obediente, desde que o que você quer que ele faça seja exatamente o que eles querem fazer em primeiro lugar. É um cão fiel, leal e carinhoso, gostando enormemente de crianças.
Os Basset Hounds amam ser amados, e sentem a necessidade de ser uma parte da família. Se deixado só por um grande período de tempo durante o dia, considere outro cão ou gato para lhe fazer companhia. Ele não precisa de um quintal enorme ou cerca alta, mas seu instinto de caçador pode levá-los a grande problemas se não for confinado em casa ou em um terreno cercado. Caso saia desacompanhado, ele certamente se perderá e não saberá voltar para casa. Portanto é necessário muito cuidado, principalmente se na casa houver crianças que por descuido possam deixá-lo escapar.
Muitas pessoas imaginam o Basset um cão pequeno...mas não é. Um Basset adulto pesa entre 25 e 35 kgs e mede 40 cm de altura. Ele tem tendência à obesidade, particularmente após os 4 ou 5 anos. Dê a ele somente comida de qualidade e preste atenção nos doces! Se você for daqueles que nao aguentam uma chantagem emocional, jamais carregue consigo um Basset Hound para a cozinha, principalmente na hora das refeições. Com a mais absoluta certeza ele se valerá de um olhar dramático, de quem está morrendo de fome para poder dividir a "bóia" com você. Mesmo que isso lhe parta o coração, diga-lhe um sonoro não pois caso contrário você estará incentivando uma atividade que os Basset Hounds executam com perfeição: a de comer.
O Basset não precisa de grande cuidado com o pelo, mas uma vez que troca de pelo durante o ano todo deve ser escovado pelo menos uma vez por semana. O interior das orelhas deve ser limpo pois umidade se acumula nelas. O exterior das orelhas se suja mais do que em outras raças, pois elas entram em tigelas de água e comida e se arrastam no chão. As unhas devem ser aparadas a cada duas semanas.
Mesmo sendo muito saudável, essa raça está sujeita a alguns pontos fracos. Um deles, são os olhos que por razões hereditárias e descuido dos donos, podem contrair sérias conjuntivites. Outro problema, é a lombalgia, que pode atacá-lo devido à sua estrutura De todos os problemas o que mais aflige um Basset Hound é do acasalamento. Por causa de suas patas curtas e corpo comprido, raramente o macho consegue se manter sobre a fêmea, durante o cruzamento e atingir o seu intento sem a ajuda (indiscreta!) do homem.
É difícil ser humilde quando se tem um Basset Hound!!!
Acrescento os comentários de Victor Manuel Salgado, do México:
E por falar em Bassets
Quando você vê um Basset Hound, nota que seu aspecto é um reflexo exato de seu caráter. Un Basset não se parece a nenhum outro cachorro: não olha, nem age como qualquer outro, é simplesmente muito especial, é tipicamente Basset e nada mais, devoto, teimoso e cheio de amor.
Em nenhum momento ele tem a sensação de que é um cão, certamente que não: ele pensa, sente e está seguro de ser uma pessoa como você e eu, e logo com os mesmos direitos, prioridades e considerações que tanto você como eu merecemos.
Quando ele está dormindo sossegadamente, ainda que no meio do aposento e você quer passar, crê que ele vai se mover? A única resposta é NÃO! Você poderá tentar, mas não vai alterar sua cômoda posição; afinal, quem quer passar é você, não? E direito por direito, ele chegou primeiro.
Diz-se que os cães não pensam, mas isso se diz dos cães. Os Bassets são outra coisa, já que são capazes de fazer-lo e muito bem: são capazes de dissimular, de sentir quando o dono está deprimido ou triste como querendo dizer, aconteça o que aconteça, estou aqui do seu lado.
E quando sobe no carro? O melhor lugar é o dele.
Sua debilidade é a comida, não tente dar comida até que ele se encha, já que você se cansará antes de saber se ele se encheu ou não. Não é por nada que são "grandinhos".
VER:
FONTE: http://www.sabbatini.com/tobby/basset.htm