Seguidores

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Um pouco de história sobre os Basset Hound





A raça é reconhecida como originária do velho talbot hound, que também era conhecido como Saint Hubert (cão de Santo Humberto- em homenagem aos monges do mosteiro de Sto Humberto, que criavam a raça) e tinha as orelhas pendulares e compridas, lábios profundos, boca grande e pêlo liso. 

Não existia
entre os escritores antigos uma concordância a respeito da cor desses Hounds. Richardson em O cão (1860) afirma: "normalmente sua cor é branco puro", mas James Watson cita essas linhas de Sir Walter Scott: "dois cães pretos da raça Saint Hubert - insuperáveis pela coragem, fôlego e velocidade". Sir Jardine em Hounds of the Word cita o rei Charles IX (1550-1574): "Os Hounds pretos são de estatura média. Os verdadeiros exemplares da raça têm as marcas vermelhas ou castanhas sobre os olhos". Ou seja, tudo indica que, na virada do século, os Bassets deviam ser tricolores.

Os Basset Hounds evoluiram rapidamente com sua vinda para a Inglaterra. Outro dedicado criador foi Sir Everett Millais não economizou tempo nem dinheiro na melhoria à raça. Infelizmente, como acontece com uma restrita cadeia genética, Millais percebeu que teria de recorrer a um outcross: e, assim, cruzou sua basset Model com um beagle, sendo bem sucedido. Não foi um cruzamento totalmente estranho, uma vez que as gravuras daquela época mostram o beagle como um tipo de hound completamente diferente do que conhecemos hoje.

Outro pesquisador, Lord Onslow também se interessou pelo Basset e importaram da França dois cães que deram sangue novo ao programa de criação. Daí vieram os primeiros Bassets branco e marron (bicolores) para a Inglaterra. Contudo, essa cor não foi bem aceita naquela época, talvez porque os admiradores dos Hounds estavam mais acostumados a ver o foxhound, o beagle e o harrier como tricolores.

O Basset tornou-se um animal de estimação e companhia popular e muitos pareciam se deliciar em exibi-lo em exposições, que então contavam com mais de cinqüenta inscrições. O basset do tipo pêlo duro (nem sabia que existia esse tipo?) não obteve a mesma admiração, embora tenha gente que gostase deles. 
É interessante notar que de 1874 a 1900, 1.308 Bassets apareceram no livro de registros, enquanto só 135 pêlos duros foram relacionados. Exemplares de ambas as variedades pertenceram a renomados criadores, como Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales, H.J. Stone, capitão O. Swaffield, G.H.Krehl, a Sra. Tottie e mons. Puis Sant. O Basset foi definitivamente ganhando terreno como animal de estimação, exposição e matilha.

Isso é que é cão, hein!! Que história!

Até breve
Rogério








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com sugestões para melhorara esse Blog.